(11) 4063-9677

Me ligue
De seg. à sex. das 9h às 18h, sáb. das 09h às 13h

 Todas as empresas vivem de lucro e quem paga esse lucro é você, não tenha dúvida disso, um sinal que uma das armadilhas do mercado financeiro está se armando é quando o seu gerente do banco abre um sorriso ao te ver, o tamanho da simpatia dele é proporcional ao lucro que você gera ou vai gerar ao banco.

 Como sabemos gerentes comerciais gerenciam uma carteira de clientes e executam ordens que vêm de cima para baixo, partindo do Conselho de Acionistas, Presidência do Banco, Diretores Comerciais, Superintendentes Comerciais, Gerentes de Agências e Gerentes Comerciais, esses são os que realmente executam o plano dos acionistas e na maioria  das vezes o objetivo é maximizar seus ganhos.

 Calma, não fique bravo com seu gerente do banco, pois ele também tem conta para pagar e precisa do emprego. Muitas vezes age sob forte pressão para lhe vender produtos que geralmente não é a solução ideal para você, por isso muita calma e não tome decisão antes de: PESQUISAR e FAZER CONTA.

armadilha do mercado financeiro

 

 A parte de “fazer contas” está na Aula2 onde analisaremos se o empréstimo será o remédio ou o veneno para sua situação. Seguimos  agora para a PESQUISA onde o mercado guarda armadilhas sorrateiras:

1º  QUAL É SUA TAXA DE JUROS?

Nunca, jamais pergunte isso ao pesquisar, ao menos que você tenha em mãos uma calculadora HP12C ou um PC com o Excel e saiba operar suas funções para conferir a taxa de juros compostos.

A forma de pagamento de empréstimo é através da PARCELA, então, tome por base um VALOR e um PRAZO de parcelamento, e compare no mercado a parcela.

Se você for curioso pode anotar a taxa de juros, e verificará que as informações não coincidirão, nem sempre a taxa menor coincidirá com a parcela menor, isso porque na ânsia de ganhar o cliente, alguns “vendedores” retiram da taxa o IOF (imposto sobre operação financeira) e o seguro de vida.

A solução é SEMPRE comparar por PARCELA, pedir orçamento por escrito e assinado do gerente, confirme se não haverá a cobrança de SEGURO DE VIDA, IMPOSTOS, NECESSIDADE DE ABERTURA DE CONTA OU AQUISIÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO.

Armadilhas do mercado financeiro

 

 

2º NO BANCO PÚBLICO CONSIGO TAXAS MENORES QUE EM BANCOS PRIVADOS?

A resposta é NÃO, vá comparar na concorrência.

Provavelmente você já viu aquele ator bonitão da novela no comercial anunciando taxa de zero vírgula alguma coisa.

Jamais feche negócio com base nas taxas anunciadas em propagandas de TV, no cantinho da sua TV com letras pequenas você verá “taxa a partir de“ e “para parcelamento de 6 ou 12 meses”, onde provavelmente o valor e parcelamento desejado por você não será compatível  com o que você quer.

E repito, peça por escrito além do orçamento que não haverá a necessidade de SEGURO DE VIDA, ABERTURA DE CONTA, CARTÃO DE CRÉDITO, ECT.

Os bancos públicos também possuem ações negociadas em bolsa de valores e seus acionistas objetivam o lucro assim como os bancos privados, então não se iluda, e sempre COMPARE.

NO BANCO PÚBLICO CONSIGO TAXAS MENORES QUE EM BANCOS PRIVADOS

 

 

3º É POSSÍVEL UM BANCO LIBERAR MAIS DO QUE OUTRO BANCO NO CRÉDITO CONSIGNADO?

Sim, mas não muito, em torno de 5% a mais ou a menos, isso porque o teto da taxa de juros é determinado pela entidade pagadora do salário, no caso do INSS é a Dataprev.

Uma armadilha feita por alguns bancos é o seguinte: o banco onde você recebe o benefício ou salário pode oferecer um VALOR BEM MAIOR do que a concorrência, mas não se iluda.

Na verdade ele irá averbar uma reserva da parcela na entidade pagadora, é apenas uma reserva, não haverá desconto do seu benefício ou salário. De outro lado o banco descontará da sua conta corrente na exata data do pagamento, você verá o desconto no extrato da sua conta corrente emitido pelo banco e não no seu contra-cheque emitido pela entidade pagadora.

Isso não é consignado, pois o banco corre o risco de você mudar de banco e não conseguir efetuar débito, por isso certamente a taxa será maior que o consignado, cuidado para não cair nessa armadilha.

Por fim, percebemos que para ganhar mais dinheiro o mercado é um tanto criativo. Devido à incessante criatividade do mercado em breve postaremos novas armadilhas.

É POSSÍVEL UM BANCO LIBERAR MAIS DO QUE OUTRO BANCO NO CRÉDITO CONSIGNADO

 

 

Postado por Leandro T. Tamai

OAB 232644

ANBID CPA 20

ANBID CPA 10

Agênte Autônomo de Investimento CVM

Técnico Contábil

SUSEP Plena 10.061308-8